Rosenverg Reis, vice-presidente da Comissão de Transportes da Alerj, e seu irmão Washington Reis, secretário de Transportes do Rio Motivo de...
![]() |
Rosenverg Reis, vice-presidente da Comissão de Transportes da Alerj, e seu irmão Washington Reis, secretário de Transportes do Rio |
Motivo de um quase racha da base governista na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) no começo de fevereiro, as escolhas das composições das comissões na Casa ainda causa polêmica no legislativo fluminense. Para a vice-presidência da Comissão de Transportes, o escolhido foi Rosenverg Reis (MDB), irmão do secretário de Transportes do Rio Washington Reis (MDB). A opção foi vista por alguns parlamentares como uma tentativa de blindagem da pasta. Rosenverg assegura, no entanto, que não vai interferir a favor do irmão.
Entre as atribuições da Comissão de Transportes estão a fiscalização e a análise de denúncias sobre ações do executivo na área. Para a próxima semana, por exemplo, foi convocada uma audiência pública que irá debater o imbróglio jurídico em torno do contrato das barcas.
Rosenverg se defende das críticas e diz que não haverá "jogo de compadre" ou blindagem durante sua atuação no grupo. O deputado lembra que qualquer parlamentar pode participar das reuniões. Ao ser questionado sobre ter indicado seu nome e o de Otoni de Paula Pai, o líder do MDB diz que pode ter havido algum erro na publicação do nome de seu correligionário no Diário Oficial.
"Eu pedi praticamente todas as comissões e fui contemplado com essa também. Me sinto honrado e privilegiado porque é um assunto que muito me interessa. Já visitei diversos países para conhecer seus modais de transporte, como a modelagem das barcas de Hong Kong. O legislativo é independente e eu posso contribuir muito. Qualquer coisa que a Comissão possa votar, precisa submeter ao plenário e meu voto é um só. Posso participar das votações, mas por algumas vezes não irei votar por questão de foro íntimo ", diz Rosenverg.
A presidência e a vice-presidência de cada grupo são escolhidas por votação entre seus membros. No entanto, é de praxe que seja feito um acordo entre os partidos antes mesmo da publicação dos nomes integrantes das comissões no Diário Oficial. Na Comissão de Transportes não há parlamentares de oposição ao governo. O presidente eleito foi Dionísio Lins (PP), que afirma acreditar que a atuação de Rosenverg será pelos interesses da população fluminense:
"O regimento não impede a participação dele e não vejo isso como algum tipo de constrangimento. Não sei se é ética (a participação dele), mas acho que ele prestará um serviço para a população", diz Dionísio Lins.
Nas redes, Rosenverg mostra agendas com o irmão em temas relacionados ao transporte fluminense. No último sábado, ele publicou uma foto ao lado de Washington Reis visitando as estações de trem do ramal Vila Inhomirim. Horas antes, os dois conversaram com moradores de Caxias — reduto eleitoral da família — na porta da casa do secretário de Transportes.
Via Extra
COMENTÁRIOS