Com 60 vagas para aprender 13 instrumentos ou modalidades, o projeto Som+Eu está com inscrições abertas para novos alunos até o dia 14 de ma...
Com 60 vagas para aprender 13 instrumentos ou modalidades, o projeto Som+Eu está com inscrições abertas para novos alunos até o dia 14 de março em Campos Elíseos, Duque de Caxias. As vagas são para aprender violino, violoncelo, viola, contrabaixo acústico, clarinete, flauta transversa, flauta doce, trombone, trompete, trompa, percussão, saxofone e canto coral. Crianças, adolescentes e jovens adultos, de 6 a 19 anos, podem se inscrever nos cursos na sede do projeto na Rua Pedro Toledo, número 10, em Campos Elíseos de terça a sexta-feira, das 13h30 às 18h. Os cursos são gratuitos e as aulas começam já na próxima semana, dia 7 de março.
Aluna do projeto desde a inauguração em 2017, a jovem moradora de Campos Elíseos, Jayane da Conceição, de 18 anos, viu no local uma oportunidade única para a carreira que pretende seguir.
— Eu achava que só tocava por hobby. Estava sempre procurando fazer outras coisas, só que deu um estalo na minha vida e eu não consigo seguir outra profissão sem ser musicista. O sentimento que eu tenho tocando, quando vejo as pessoas dançando a música que eu toco... é muito bom — diz a musicista que desde os 13 anos de idade toca clarinete.
Jayane frequenta aulas no projeto duas vezes por semana, às quintas e sextas-feiras, mas também se dedica aos ensaios em casa tocando duas horas e meia por dia, em média. Ela faz parte da banda e da orquestra sinfônica do projeto. Ano passado em um concerto de Natal, ela realizou o sonho de se apresentar no Theatro Municipal do Rio.
— Campos Elíseos é como um lugar esquecido. As pessoas não se importam muito. Esse projeto me levou a muitos lugares que nunca imaginei. Eu pensava “ah, se um dia eu tocar no municipal”, e com 17 anos eu toquei. Sem o projeto nunca teria vivido essa experiência — afirma.

Jayane toca clarinete na banda e na orquestra do projeto Foto: Acervo Pessoal
Para ela, que sonha em prestar concurso para ser sargento do Exército e tocar em bandas militares, a experiência no Theatro Municipal foi de longe a mais tocante da sua carreira até o momento:
— Foi incrível. É um lugar bonito. Eu não tenho palavras. A sonoridade que ficou lá dentro me marcou muito.
O projeto SOm+Eu é desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Música e Educação. Além de uma banda e de uma orquestra sinfônica, o projeto desenvolve em Caxias a “Orquestra Tubônica”, em que os alunos se apresentam com instrumentos feitos a partir de materiais reciclados como flautas feitas de tubos de PCV e instrumentos de percussão feitos com galões plásticos. Para a presidente do Instituto Brasileiro de Música e Educação, Denize Vieira, a meta é formar os alunos para participar dessas formações musicais do projeto.
— Com as inscrições para novos alunos, temos como meta formar novos jovens músicos que possam integrar as formações musicais do projeto. Muito nos emociona e nos orgulha vê-los avançar nos estudos, visto as infinitas dificuldades desses jovens em busca de uma oportunidade — afirma.
Os instrumentos para as aulas são fornecidos pelo projeto, que já teve mais de 700 alunos. Podem se inscrever estudantes de escolas públicas ou particulares. Para se matricular, o aluno deve comparecer à sede do projeto com RG e CPF do responsável, comprovante de residência e declaração escolar.
Via Extra
COMENTÁRIOS