Auxílio Brasil irá atender brasileiros no Cadastro Único; veja como se inscrever

O Cadastro Único (CadÚnico) é o principal instrumento do governo para a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais como Tarif...


O Cadastro Único (CadÚnico) é o principal instrumento do governo para a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais como Tarifa Social de Energia Elétrica e Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de dar direito ao Auxílio Emergencial e, futuramente, ao Auxílio Brasil – novo programa social do governo do presidente Jair Bolsonaro que irá substituir o Bolsa Família.

Estar no Cadastro Único, porém, não significa a entrada automática nesses programas, pois cada um deles tem suas regras específicas. Mas é pré-requisito para que a inscrição seja avaliada.

Podem se inscrever no Cadastro Único:
·Famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa (R$ 550);
·Famílias com renda mensal total de até três salários mínimos (R$ 3.300);
·Famílias com renda maior que três salários mínimos, desde que o cadastramento esteja vinculado à inclusão em programas sociais nas três esferas do governo;
·Pessoas que moram sozinhas - constituem as chamadas famílias unipessoais;
·Pessoas que vivem em situação de rua — sozinhas ou com a família.

Como se inscrever no Cadastro Único
A inscrição no Cadastro Único é realizada somente de forma presencial. O cidadão deve verificar onde é feito o procedimento na cidade onde mora. Normalmente, esse atendimento é feito nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou em postos de atendimento do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família das prefeituras. Veja o passo a passo:

1. Procure um CRAS ou posto do Cadastro Único
Se a família não está registrada no Cadastro Único, ela deve verificar onde é feito o Cadastro Único na cidade onde ela mora. As prefeituras normalmente fazem cadastramento no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou em um posto de atendimento do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família.

No CRAS, é possível se informar sobre onde cadastramento é feito, caso o próprio CRAS não faça a entrevista. Existem casos em que é necessário agendar o atendimento por meio de uma central de atendimento. De toda forma, por meio do CRAS, o cidadão saberá quais os passos ele deverá realizar para fazer a sua entrevista.

2. Documentação necessária
A pessoa que fará o cadastramento da família deve ter pelo menos 16 anos, ter CPF ou título de eleitor e ser, preferencialmente, mulher. Essa pessoa, para o Cadastro Único, é chamada de responsável familiar.

É necessário que ela leve seu CPF ou título de eleitor e também apresente pelo menos um documento dos seguintes documentos para cada pessoa da família:

·Certidão de Nascimento;
·Certidão de Casamento;
·CPF;
·Carteira de Identidade – RG;
·Carteira de Trabalho;
·Título de Eleitor;
·Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI) – somente se a pessoa for indígena.

Os responsáveis por famílias indígenas ou quilombolas não precisam apresentar o CPF ou título de eleitor caso não tenham, mas devem levar outro documento de identificação entre os listados acima.

Pessoas sem documentação ou sem registro civil podem se inscrever no Cadastro Único, mas não poderão ter acesso a programas sociais até que possuam a documentação necessária.

3. Entrevista de cadastramento
Ao procurar o atendimento do Cadastro Único, seja no CRAS ou em um posto do Cadastro Único, a etapa mais importante que o responsável familiar deve realizar é a entrevista do Cadastro Único. Um entrevistador social, que é um funcionário da prefeitura, fará perguntas sobre vários aspectos da realidade da família: quem faz parte da família, características do domicílio, despesas, se há pessoas com deficiência na família, grau de escolaridade dos integrantes, características de trabalho e remuneração dos integrantes da família e se a família é indígena ou quilombola.

Essa entrevista pode ser registrada em um formulário específico em papel ou no Sistema de Cadastro Único, diretamente no computador. Em qualquer uma dessas situações, o entrevistador deve solicitar a assinatura do Responsável Familiar no formulário preenchido ou impresso e entregar um comprovante de cadastramento.

4. Confirmação do cadastramento: atribuição do NIS
Ao inserir os dados da família no Sistema de Cadastro Único pela primeira vez, o sistema fará checagens para verificar se as pessoas da família já possuem um NIS, e se não tiverem, será atribuído um NIS a elas. O NIS é o Número de Identificação Social. Esse processo pode demorar até 48 horas e tem como objetivo garantir que cada pessoa cadastrada é única. Apenas pessoas que têm o NIS atribuído podem participar de programas sociais.

5. Atualização dos dados
Quando a família se inscreve no Cadastro Único, ela se compromete a atualizar os dados sempre que há uma mudança nas características da família ou mudança de domicílio ou, no máximo, a cada dois anos. Nesse caso, o próprio cidadão busca espontaneamente um CRAS ou posto do Cadastro Único para atualizar seus dados. Mas o poder público, por meio do governo federal ou municipal também pode convocar as famílias, por meio de cartas, extratos ou telefonemas, a fazer a atualização.

Anualmente, o governo federal realiza a ação de revisão cadastral, no qual as famílias com dados desatualizados são chamadas para atualizar seus cadastros. Caso as famílias fiquem mais de 4 anos sem atualizar os dados, seus registros podem ser excluídos do Cadastro Único.

A família pode ainda ser convocada a fazer a averiguação cadastral. Nesse processo, os dados dos integrantes da família passam por processos de verificação, em que são comparados com informações de outras bases de dados, como registros de trabalho formal ou de benefícios da previdência social. Caso seja identificada uma inconsistência, as famílias são chamadas para atualizar seus cadastros. Caso não atualizem, pode ter seus dados excluídos do Cadastro Único ao final do processo e perder benefícios sociais.

6. Consulta aos dados do Cadastro Único
Para saber se a família está cadastrada ou não e se precisa atualizar o cadastro, uma pessoa da família pode checar a situação do seu registro por meio do aplicativo Meu CadÚnico, que permite que o cidadão cadastrado no Cadastro Único acesse os próprios dados e de sua família e possibilita a impressão de comprovante de cadastramento.

Também permite saber se o cadastro da família está desatualizado ou se está incluído em algum processo de averiguação cadastral, o que exige nova atualização.

As pessoas podem denunciar casos em que o setor do Cadastro Único não queira fazer o cadastramento, entrando em contato com a Ouvidoria do Ministério da Cidadania, pelo telefone 121.

Importância de manter os cadastros atualizados
Os beneficiários devem fazer a atualização cadastral do CadÚnico a cada 2 anos no máximo, mesmo que não haja alterações de dados.

O governo recomenda ainda que a atualização cadastral seja contínua, sempre que houver alteração nas informações específicas da família, como composição familiar (nascimento, morte ou saída de alguém da casa), endereço, renda, documentação do responsável familiar ou mudança de escola das crianças e adolescentes.

De acordo com o Ministério da Cidadania, devido à pandemia, a coleta de dados para inclusão e atualização das informações no Cadastro Único pode ser feita por telefone, meio eletrônico ou de forma presencial. A organização desse procedimento é de responsabilidade dos municípios. Normalmente, o atendimento é realizado nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou em postos de atendimento do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família nos municípios.

É possível verificar os endereços do CRAS de cada município no link https://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/mops/.

O Ministério da Cidadania informa que há a orientação para os municípios desenvolverem estratégias de busca ativa para o cadastramento e a atualização cadastral da população mais vulnerável.

O governo faz anualmente a averiguação cadastral para verificar possíveis inconsistências de informações identificadas a partir do cruzamento do Cadastro Único com outras bases de dados do governo.



Via G1 

COMENTÁRIOS

Nome

Abandono,2,Ação Social,28,Acidente,36,Acontecimentos,13,Administração,1,Adoção,5,agasalhos,2,Aglomeração,2,Agressão,16,água,17,alagamento,2,Alerj,6,Alimentação,16,aluno,5,Ambev,1,Animal,50,aniversário,4,ANTT,1,aplicativo,10,aposentado,2,Aposentados,5,Apreensão,107,Arco Metropolitano,5,Arma,9,Arrastão,5,Arrecadação,1,Arte,24,Artista,12,Assalto,45,Assistência Social,36,atendimento,4,Atentado,3,Atriz,2,Atropelamento,3,aulas,12,Auxilio Emergencial,7,Auxílio Emergencial,39,BAC,1,Baixada Fluminense,3,Baixada Fluminense,890,banco,5,Banco do Brasil,1,baxiada fluminense,6,Bebê,3,Beleza,2,Belford Roxo,7,benefício,1,Bolsa Família,27,Bolsonaro,3,Brasil,38,Cachorro,3,Caixa,16,Caixa Econômica Federal,17,Câmara de Vereadores,23,Campos Elíseos,8,Candidato a vereador,1,cantor,2,Carnaval,18,carro,2,Carro roubado,6,Carteira de Identidade,4,Caxias Shopping,89,CEDAE,29,celebração,3,Cemitério,14,centro de distribuição,1,Centro de Reabilitação,2,Centro de Treinamento,3,Chuva,29,Cidadania,13,CIEE,9,cirurgia,2,Colégio Militar,20,Coleta de Lixo,6,Combustível,8,Comércio,23,compras,2,comunidade,8,Concurso,10,Conselho Tutelar,10,Consumidor,6,Conta de Luz,3,Coronavirus,8,Coronavírus,148,coronavírus.,1,Corpo de Bombeiros,38,Correios,3,Corrupção,3,Covid-19,252,Cras,3,Creche,1,criança,11,Crianças,9,Crime,26,Crime ambiental,5,Cruz Vermelha,2,Cultura,59,Curso,39,Dança,4,DEAM,17,Defensoria Pública,1,Defesa Civil,47,Deficiência,1,demissão,2,DENUNCIA,1,Denúncia,19,Depressão,1,DESABAMENTO,1,Desaparecida,1,Desaparecido,20,Desempregado,1,desemprego,4,Detran,32,Detro,5,DHBF,93,Dia das Crianças,1,Dia das Mães,2,dinheiro,9,direitos humanos,4,Disque Denúncia,10,Disque-Denúncia,5,doação,23,Documentos,2,Dpvat,1,duque de caxias,8,duque de caixas,2,DUQUE DE CAXAIS,2,Duque de Caxias,3380,duque de caxias polícia,1,duqued e caxias,1,Economia,52,edicação,1,Educação,191,Eleição,12,eleições,7,empreendedorismo,1,empreender,1,emprego,29,Empresa,5,ENEL,1,Enem,9,Energia Elétrica,20,Ensino,11,Escola,25,Esporte,27,Estado,2,Estágio,12,estelionato,2,estudante,5,Estupro,33,Evento,57,ex-prefeito,1,Exército,4,Fábrica,3,Faetec,8,fazenda,1,Feira de Adoção,2,Feira Livre,7,Feminicídio,11,Feriado,8,férias,1,Fernandinho Beira-Mar,2,Festa,7,Festa de Santo Antônio,2,FGTS,6,Fim de ano,1,Firjan,23,Fiscalização,18,Foragido,8,FUNDEC,51,Furto,9,Futebol,7,GAT,1,Google,1,Governador,9,Governo do Estado,35,Governo Federal,24,Gramacho,8,Grande Rio,9,Gratuito,3,greve,6,Guarda Municipal,6,Habitação,2,Hemorio,1,Homem,3,homenagem,5,Homicídio,131,Horário de Verão,1,Hospital,92,Hospital de Campanha,1,Hospital de Saracuruna,4,Hospital do Olho,5,IBGE,4,Idoso,14,ifrj,5,Igreja,12,iluminação,4,Imposto,1,Inauguração,17,Incêndio,21,Inea,5,inep,1,Inepac,1,inscrições,21,INSS,7,instituição,1,intermunicipal,1,Internet,5,Intolerância Religiosa,7,investigação,2,Iphan,1,IPTU,3,IPVA,4,jair bolsona,1,jair bolsonaro,1,Jardim Gramacho,7,Jogos Olímpicos,2,jovem,5,Jovem Aprendiz,5,Justiça,64,Latrocínio,4,Lazer,48,LBV,1,Lei,7,Leilão,1,LGBT,3,Licenciamento Anual,1,Light,73,Limpeza,2,Linha Vermelha,4,Lixão,5,Lojas Americanas,1,Ludmila,1,Luz,12,Mãe,4,Magé,1,Manutenção,37,Maternidade,3,matrícula,8,MEC,3,Mega da Virada,1,Mega-sena,1,Meio Ambiente,37,metro,1,Metrô,2,Milícia,35,Minha Casa Minha Vida,1,Ministério da Educação,3,Ministério Público,30,Moda,2,Morte,133,Morto,23,Mortos,15,moto,2,mpf,5,MPRJ,17,Mulher,52,Multa,3,museu,3,Música,19,Mutirão,7,Natal,5,Nilópolis,1,Nova Iguaçu,7,OAB,4,obra,3,obras,91,ônibus,22,ONU,1,Operação,46,operção,1,Oportunidade,1,ordem urbana,1,Outubro Rosa,5,Pagamento,17,Palestra,2,Patrimônio Histórico,2,Pedágio,1,Perseguição,4,Pesquisa,1,Petrobras,8,Pirataria,2,PMERJ,10,Policia,2,Polícia,1175,Polícia Civil,154,polícia federal,4,Polícia Militar,55,Política,57,Poluição,2,Ponto Facultativo,1,Portal dos Procurados,3,praça,1,praia,2,preços,6,Prefeito,6,Prefeito Washington Reis,35,prefeitura,136,preservação,1,Presidente Jair Bolsonaro,2,previdência,3,PRF,53,Prisão,520,Processo Seletivo,10,Procon,9,procurados,1,Produto Roubado,2,PROERD,1,projeto social,2,protesto,5,Queimados,2,Racismo,10,Receptação,15,Rede Pública,3,Reduc,8,Religião,6,Resgate,4,Restaurante popular,4,Rio de Janeiro,58,Rio Poupa Tempo,9,Riocard,2,Rodovia Washington Luís,16,roubo,108,Roubo de Carga,46,Salário,16,salários,5,samba,2,Saneamento,13,sangue,1,São João de Meriti,8,Saúde,471,SEBRAE,4,Segurança,25,Segurança Presente,11,segurança pública,8,SENAI,4,Sequestro,16,Serasa,1,Serviços Públicos,10,servidores,8,SESC,3,SESI,10,Show,11,sorteio,2,Sorteio Público,1,STF,3,Suicídio,1,SuperaRJ,4,SuperVia,31,Tarifa,3,Teatro,10,Teatro Raul Cortez,3,Tecnologia,6,Tentativa de Assalto,13,Tentativa de Homicídio,2,Tiroteio,22,TJRJ,1,Trabalhador,2,trabalho,25,tráfico de animais silvestres,2,trafico de drogas,1,Tráfico de Drogas,151,Trânsito,16,transporte,26,TRE,1,Trem,22,troca de tiros,8,tse,1,Turismo,5,UERJ,5,UFRJ,2,Unigranrio,6,UPA,2,Vacina,120,Vacinação,120,Vagas,15,Vandalismo,2,veículo,8,Vereadora,1,viagem,1,Violência,11,Violência Doméstica,11,voluntário,3,Washington Reis,6,WhatsApp,7,
ltr
item
Notícias de Duque de Caxias: Auxílio Brasil irá atender brasileiros no Cadastro Único; veja como se inscrever
Auxílio Brasil irá atender brasileiros no Cadastro Único; veja como se inscrever
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEif3vAXVcaaUqPf1YxRv8Gm0UwsNRZI7Qp1cfUxpUfIPQGXASisiM40R-k7ci8m4XsyColjte3mT-pZwMvLfTHTIhV9ZLZ2zDIEx8oaSbI1UBXtmplwgOEmSTdapTHlhte61HlE85DfalNE6BMFVXE38DU6Algs9Vwz-0ja58be7kJFJkCMSyFAlmFi=w640-h334
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEif3vAXVcaaUqPf1YxRv8Gm0UwsNRZI7Qp1cfUxpUfIPQGXASisiM40R-k7ci8m4XsyColjte3mT-pZwMvLfTHTIhV9ZLZ2zDIEx8oaSbI1UBXtmplwgOEmSTdapTHlhte61HlE85DfalNE6BMFVXE38DU6Algs9Vwz-0ja58be7kJFJkCMSyFAlmFi=s72-w640-c-h334
Notícias de Duque de Caxias
https://www.noticiasdeduquedecaxias.com/2021/11/auxilio-brasil-ira-atender-brasileiros.html
https://www.noticiasdeduquedecaxias.com/
https://www.noticiasdeduquedecaxias.com/
https://www.noticiasdeduquedecaxias.com/2021/11/auxilio-brasil-ira-atender-brasileiros.html
true
6588057480278766025
UTF-8
Carregando Postagens Não foi encontrado nenhum post VER MAIS Leia Mais Resposta Cancelar Resposta Excluir Por Início PÁGINAS POSTAGENS Ver Mais RECOMENDADO PARA VOCÊ ETIQUETA ARQUIVO PESQUISAR MAIS POSTAGENS Não foi encontrado qualquer postagem correspondente com o seu pedido Voltar ao Início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para o clipboard Não consegue copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C em Mac) para copiar Tabela de Conteúdo