Obra em Caxias pode causar inundações na Rodovia Washington Luís

Especialistas criticaram a obra para a implantação da Central de Abastecimento do Rio de Janeiro (CEARJ) no Campo do Bomba, em Duque de Caxi...



Especialistas criticaram a obra para a implantação da Central de Abastecimento do Rio de Janeiro (CEARJ) no Campo do Bomba, em Duque de Caxias. O assunto dominou a Audiência Pública Virtual da Região Metropolitana da Alerj, presidida pelo deputado estadual Waldeck Carneiro, na última semana. De acordo com o professor da UERJ, Adacto Ottoni, o local é um amortecedor natural de inundações e, com o aterramento realizado pela obra, a impermeabilização do solo aumenta, reduzindo drasticamente o serviço de 'pulmão de água' contra enchentes.

"Com as dragagens criminosas que estão sendo feitas no local, o lençol freático que existe ficará elevado e não conterá as águas. Independentemente de chuvas haverá alagamento na região, levando a prejuízos econômicos e danos à saúde pública, aumentando a umidade nos imóveis e gerando problemas respiratórios nos cidadãos", revelou.

O presidente da Comissão da Região Metropolitana, Waldeck Carneiro, abriu o evento virtual ressaltando que a Alerj não quer ser uma uma "trincheira" para a construção da central de abastecimento.

"Porém, achamos o local inadequado, pois possui especificidades histórico-arqueológicas, já que ali havia um quilombo; e ambientais, porque aquela área é um pôlder, ou seja, possui uma estrutura de amortecimento para inundações. Este processo de aterramento para fins de construção naquela localidade pode ter graves repercussões para as populações ribeirinhas, que moram no entorno dos rios Sarapuí e Iguaçu, e também para outros municípios, como Nova Iguaçu, São João de Meriti, Mesquita, Nilópolis e Belford Roxo, que podem sofrer com o espraiamento das águas nas enchentes. Há necessidade de fazer e apresentar estudos prévios, como o Relatório de Impacto Ambiental, o EIA-RIMA", disse o deputado, que solicitou à Prefeitura de Duque de Caxias a suspensão imediata da obra para que estes estudos sejam viabilizados.

O Secretário Municipal de Urbanismo do município, Leandro Guimarães, um dos participantes da audiência, revelou que a gestão está fazendo uma avaliação sobre a questão, já que o pedido também adveio do Ministério Público Federal (MPF).

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) já iniciou o estudo para avaliar os impactos da criação da central de abastecimento no local. A análise foi solicitada ao Inea pelo Ministério Público Federal (MPF), no início deste mês, e tem prazo de conclusão de 90 dias.

"Já começamos as visitas ao terreno e estamos trabalhando dentro do prazo estipulado pelo MP. Será apresentado um parecer técnico ambiental, com estudos hidrológicos e de flora e fauna, considerando a complexidade da área. O Campo do Bomba está numa área mais frágil hidrologicamente", lembrou Isabele.

Ela ainda destacou que será necessário um Relatório de Impacto Ambiental (EIA RIMA) - para interpretar qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas da área, além de uma análise dos impactos de tráfego. "Vai aumentar o número de carros circulando na região e isso precisa ser levado em consideração também", frisou a superintendente do Inea.

Inundações

Os técnicos avaliam que, em chuvas fortes, sem este amortecimento natural, os níveis dos rios Sarapuí e Iguaçu vão transbordar. Se for em fase de maré alta, não há para onde esta água escorrer. Isso afetará toda a bacia dos dois rios. O ganho econômico da Prefeitura de Caxias e dos empresários seria imediato, mas as consequências ambientais, caríssimas.

"Essa área, ao invés de ser impermeabilizada, deveria ser recuperada como uma área de Proteção Ambiental (APA), transformando sua vegetação para proteger o município contra inundações", afirmou Adacto. Segundo o professor, áreas já ocupadas irregularmente devem ser recuperadas, preservando a área do Campo do Bomba como área de preservação ambiental.

"Não se deve considerar a construção da CEARJ no Campo do Bomba com a justificativa de que a área vai ser ocupada irregularmente. Ao contrário, deve-se preservar a área com a sua característica de fauna e flora naturais, mantendo-se os seus essenciais serviços ambientais, especialmente de 'pulmão' no controle de inundações na região", avaliou.

O presidente da Comissão da Região Metropolitana, deputado Waldeck Carneiro, lembrou que a construção será importante para o desenvolvimento da Baixada Fluminense, mas se mostra preocupado quanto aos impactos ambientais e a falta de estudos técnicos até o momento.

"Essa é uma obra ampla e precisa ser muito bem estudada, precisamos adequar a área para esse empreendimento. Não sabemos ainda qual vai ser a destinação de 83% desse espaço e isso nos preocupa", afirmou Waldeck.

Reocupação
O secretário municipal de Urbanismo de Duque de Caxias, Leandro Guimarães, disse que a prefeitura tem dialogado frequentemente com o MPF e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) - que detém a posse do terreno e terá que doar o espaço à prefeitura.

"Essa área nunca deixará de ser um espaço público. Queremos fazer uma concessão para empresas que tiverem interesse em investir na região, mas, no final do contrato, o terreno volta para a gestão pública e o Incra terá parte das arrecadações com as concessões", esclareceu o secretário.

Ele também lembrou que a área tem cerca de três milhões de metros quadrados e que os gestores estão planejando o reassentamento dos moradores que vivem na região.

"Tivemos uma ocupação desordenada nas beiras dos rios, mas nos empenhamos nos últimos anos em fazer o reassentamento desses cidadãos. Já realocamos cerca de 1.250 famílias, para que a gente pudesse dar andamento a esse projeto", disse Guimarães.

Pôlder
O local escolhido para o projeto é um pôlder - grande “piscina natural/esponja” - que retém e absorve águas de chuva e dos rios Iguaçu e Sarapuí, que transbordam, especialmente em maré alta, momento em que também retornam ao encontrar a Baía de Guanabara mais alta. A área tem cerca de três milhões de m². O CEARJ pretende ocupar 480.000 m² (o que corresponde a cerca de 16% do total da área) e os “empreendimentos associados”, o restante.

O projeto prevê, ainda, a concessão de uso do Campo do Bomba por 35 (trinta e cinco) anos, renováveis por igual período, por parte da Prefeitura de Duque de Caxias, em favor do Consórcio CEARJ, que se obriga ao pagamento da outorga à prefeitura pelo uso da área, algo em torno de R$ 100 milhões ao longo do período, começando com R$ 1 milhão no primeiro ano.

Campo do Bomba
O Campo do Bomba faz parte da Área de Proteção Ambiental (APA) do São Bento, representando parcela inseparável da mesma do ponto de vista socioambiental, justamente por ser uma área ambientalmente estratégica para o controle de inundações e enchentes, que assolam recorrentemente a Baixada Fluminense. Está situada às margens da rodovia Washington Luís e entre os rios Iguaçu e Sarapuí. Além disso, o local é importante historicamente pela luta do povo negro por direitos, pois ali foi o Quilombo do Bomba, no período colonial. Na região encontra-se outros patrimônios históricos e arqueológicos, como a sede da Fazenda São Bento (século XVI) e um sambaqui com vestígios de habitantes pré-históricos.

COMENTÁRIOS

Nome

Abandono,2,Ação Social,25,Acidente,30,Acontecimentos,7,Administração,1,Adoção,5,agasalhos,1,Aglomeração,1,Agressão,14,água,14,alagamento,2,Alerj,6,Alimentação,15,aluno,3,Ambev,1,Animal,25,aniversário,3,ANTT,1,aplicativo,9,aposentado,2,Aposentados,5,Apreensão,68,Arco Metropolitano,5,Arma,9,Arrastão,5,Arrecadação,1,Arte,14,Artista,10,Assalto,37,Assistência Social,18,Atentado,3,Atriz,2,Atropelamento,1,aulas,10,Auxilio Emergencial,7,Auxílio Emergencial,30,BAC,1,Baixada Fluminense,2,Baixada Fluminense,843,banco,4,baxiada fluminense,6,Bebê,2,Beleza,2,Belford Roxo,6,benefício,1,Bolsa Família,16,Bolsonaro,3,Brasil,34,Cachorro,2,Caixa,14,Caixa Econômica Federal,13,Câmara de Vereadores,16,Campos Elíseos,8,Candidato a vereador,1,cantor,2,Carnaval,16,carro,1,Carro roubado,4,Carteira de Identidade,3,Caxias Shopping,76,CEDAE,22,celebração,3,Cemitério,13,centro de distribuição,1,Centro de Reabilitação,2,Centro de Treinamento,3,Chuva,27,Cidadania,12,CIEE,6,cirurgia,1,Colégio Militar,15,Coleta de Lixo,6,Combustível,7,Comércio,23,compras,2,comunidade,8,Concurso,6,Conselho Tutelar,7,Consumidor,4,Conta de Luz,2,Coronavirus,8,Coronavírus,148,coronavírus.,1,Corpo de Bombeiros,30,Correios,3,Corrupção,3,Covid-19,149,Cras,2,criança,7,Crianças,9,Crime,21,Crime ambiental,5,Cruz Vermelha,2,Cultura,45,Curso,19,Dança,3,DEAM,12,Defensoria Pública,1,Defesa Civil,34,demissão,2,DENUNCIA,1,Denúncia,14,Depressão,1,DESABAMENTO,1,Desaparecido,11,Desempregado,1,desemprego,4,Detran,24,Detro,2,DHBF,89,Dia das Crianças,1,Dia das Mães,2,dinheiro,8,Disque Denúncia,4,Disque-Denúncia,5,doação,16,Documentos,2,Dpvat,1,duque de caxias,6,duque de caixas,2,DUQUE DE CAXAIS,2,Duque de Caxias,2551,Economia,42,Educação,154,Eleição,12,eleições,7,empreendedorismo,1,empreender,1,emprego,22,Empresa,5,ENEL,1,Enem,6,Energia Elétrica,18,Ensino,9,Escola,18,Esporte,14,Estado,1,Estágio,10,estelionato,1,estudante,4,Estupro,26,Evento,45,ex-prefeito,1,Exército,4,Fábrica,3,Faetec,5,Feira de Adoção,2,Feira Livre,7,Feminicídio,11,Feriado,7,férias,1,Fernandinho Beira-Mar,2,Festa,6,Festa de Santo Antônio,2,FGTS,5,Fim de ano,1,Firjan,16,Fiscalização,18,Foragido,8,FUNDEC,39,Furto,4,Futebol,6,GAT,1,Google,1,Governador,7,Governo do Estado,19,Governo Federal,15,Gramacho,8,Grande Rio,7,Gratuito,2,greve,6,Guarda Municipal,5,Habitação,2,Homem,3,homenagem,4,Homicídio,120,Horário de Verão,1,Hospital,86,Hospital de Campanha,1,Hospital de Saracuruna,4,Hospital do Olho,5,IBGE,4,Idoso,11,ifrj,3,Igreja,11,iluminação,4,Imposto,1,Inauguração,14,Incêndio,15,Inea,4,inep,1,Inepac,1,inscrições,6,INSS,6,instituição,1,intermunicipal,1,Internet,2,Intolerância Religiosa,6,Iphan,1,IPTU,3,IPVA,3,jair bolsonaro,1,Jardim Gramacho,7,jovem,4,Jovem Aprendiz,4,Justiça,53,Latrocínio,4,Lazer,46,Lei,6,Leilão,1,LGBT,2,Licenciamento Anual,1,Light,50,Limpeza,2,Linha Vermelha,4,Lixão,5,Lojas Americanas,1,Ludmila,1,Luz,12,Mãe,4,Magé,1,Manutenção,24,Maternidade,3,matrícula,8,MEC,2,Mega da Virada,1,Mega-sena,1,Meio Ambiente,25,metro,1,Metrô,2,Milícia,29,Minha Casa Minha Vida,1,Ministério da Educação,3,Ministério Público,27,Moda,2,Morte,97,Morto,23,Mortos,15,moto,1,mpf,5,MPRJ,16,Mulher,37,Multa,1,museu,3,Música,16,Mutirão,6,Natal,5,Nilópolis,1,Nova Iguaçu,7,OAB,2,obra,2,obras,72,ônibus,19,ONU,1,Operação,44,operção,1,Oportunidade,1,ordem urbana,1,Outubro Rosa,2,Pagamento,13,Palestra,1,Patrimônio Histórico,2,Perseguição,4,Pesquisa,1,Petrobras,6,Pirataria,2,PMERJ,10,Policia,2,Polícia,853,Polícia Civil,153,polícia federal,4,Polícia Militar,54,Política,44,Poluição,2,Ponto Facultativo,1,Portal dos Procurados,1,praia,2,preços,3,Prefeito,6,Prefeito Washington Reis,35,prefeitura,118,preservação,1,Presidente Jair Bolsonaro,2,previdência,3,PRF,49,Prisão,430,Processo Seletivo,7,Procon,7,procurados,1,Produto Roubado,2,PROERD,1,projeto social,2,protesto,4,Racismo,6,Receptação,12,Rede Pública,2,Reduc,7,Religião,5,Resgate,4,Restaurante popular,4,Rio de Janeiro,55,Rio Poupa Tempo,8,Riocard,1,Rodovia Washington Luís,15,roubo,103,Roubo de Carga,42,Salário,13,salários,4,samba,2,Saneamento,12,sangue,1,São João de Meriti,7,Saúde,347,SEBRAE,2,Segurança,24,Segurança Presente,10,SENAI,4,Sequestro,13,Serasa,1,Serviços Públicos,8,servidores,7,SESC,2,SESI,9,Show,11,sorteio,2,Sorteio Público,1,STF,3,Suicídio,1,SuperVia,25,Teatro,8,Teatro Raul Cortez,3,Tecnologia,3,Tentativa de Assalto,12,Tentativa de Homicídio,2,Tiroteio,22,TJRJ,1,Trabalhador,2,trabalho,16,tráfico de animais silvestres,2,trafico de drogas,1,Tráfico de Drogas,131,Trânsito,13,transporte,20,TRE,1,Trem,17,troca de tiros,8,tse,1,Turismo,3,UERJ,5,UFRJ,2,Unigranrio,6,UPA,2,Vacina,54,Vacinação,64,Vagas,12,Vandalismo,1,veículo,8,Vereadora,1,viagem,1,Violência,6,Violência Doméstica,10,voluntário,3,Washington Reis,2,WhatsApp,7,
ltr
item
Notícias de Duque de Caxias: Obra em Caxias pode causar inundações na Rodovia Washington Luís
Obra em Caxias pode causar inundações na Rodovia Washington Luís
https://1.bp.blogspot.com/-SuM6SbBSBuk/YKJ2MdsfM3I/AAAAAAABRR0/WUkegf5YHFgpTPsDUaAJXpE8RmxwmVUDwCLcBGAsYHQ/w640-h334/0.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-SuM6SbBSBuk/YKJ2MdsfM3I/AAAAAAABRR0/WUkegf5YHFgpTPsDUaAJXpE8RmxwmVUDwCLcBGAsYHQ/s72-w640-c-h334/0.jpg
Notícias de Duque de Caxias
https://www.noticiasdeduquedecaxias.com/2021/05/obra-em-caxias-pode-causar-inundacoes.html
https://www.noticiasdeduquedecaxias.com/
https://www.noticiasdeduquedecaxias.com/
https://www.noticiasdeduquedecaxias.com/2021/05/obra-em-caxias-pode-causar-inundacoes.html
true
6588057480278766025
UTF-8
Carregando Postagens Não foi encontrado nenhum post VER MAIS Leia Mais Resposta Cancelar Resposta Excluir Por Início PÁGINAS POSTAGENS Ver Mais RECOMENDADO PARA VOCÊ ETIQUETA ARQUIVO PESQUISAR MAIS POSTAGENS Não foi encontrado qualquer postagem correspondente com o seu pedido Voltar ao Início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para o clipboard Não consegue copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C em Mac) para copiar Tabela de Conteúdo