Obra de viaduto causa transtorno em moradores da região em Duque de Caxias

“Gerar mais qualidade de vida aos moradores de Duque de Caxias” foi uma das postagens nas redes sociais da prefeitura municipal de Duque...




“Gerar mais qualidade de vida aos moradores de Duque de Caxias” foi uma das postagens nas redes sociais da prefeitura municipal de Duque de Caxias em 2018, ao anunciar as obras do viaduto do Gramacho. Mas os moradores da rua Herman Lundgren, não vêem essa preocupação com a qualidade de vida deles ocorrer. Nas últimas semanas a prefeitura mudou sem avisar ninguém – nem no Portal da Transparência – o Termo de Contrato assinado pela Secretaria Municipal de Obras para a construção do Viaduto do Gramacho, que tem um custo total de R$ 10.999.264,55. Segundo o contrato, o objetivo era ligar a Avenida Governador Leonel Brizola com a Avenida Teixeira Mendes. Mas agora, apenas umas das pistas cumprirá o que está no papel.

A mudança na obra ocorre dias antes do prazo final de três meses que a Lei n° 9.504/97 (Lei das Eleições) permite aos prefeitos, vereadores e candidatos participarem de inaugurações de obras públicas. E o caminho mais curto para inaugurar dentro do prazo, foi tirar o viaduto da Avenida Teixera Mendes e fazer uma curva extremamente perigosa para a estreita rua Herman Lundgren. Segundo o Código Brasileiro de Trânsito, a rua Herman Lundgren é uma via local, “caracterizada por interseções em nível não semaforizadas, destinada apenas ao acesso local ou a áreas restritas” . Portanto, não pode receber todo fluxo de carros, motos, ônibus, carretas, caminhões que virá da Avenida Governador Leonel Brizola, uma via arterial.

O DIÁRIO DO RIO visitou o local e constatou que na rua moram pessoas com deficiência, bebês recém nascidos e muitos idosos. Além disso, funciona em três turnos o Colégio Estadual São Bento, uma escola particular de ensino infantil e há muitas garagens. E aqui entra o questionamento dos moradores: Com a curva do viaduto sendo executada na rua, como retirar e guardar os veículos? Em caso de emergência, como a ambulância vai parar? Por que a prefeitura mudou o projeto original?

Questionado durante sua live na última quinta-feira (25/06) por uma moradora, o prefeito Washington Reis (MDB) disse que “quem se sente incomodado (com a mudança)… É natural!” e completou “Não quer que passe um fluxo maior… É da vida! Tem que passar em algum lugar! Ah, não quer que dê uma rachadura na parede… gente qualquer casa racha”. Na Herman Lundgren antes da obra casa nunca rachou! Exclamou o comerciante Beto. Todos os dias a prefeitura “come” um pedaço de sua calçada para tentar abrir mais a estreita curva. “Meu bar vai desaparecer!”. lamenta.


A professora Valdete Vieira, ressalta que nenhum morador é contra a obra “Sabemos da importância e necessidade de um viaduto na via férrea, é preciso. Conhecemos também todo o sofrimento das centenas de famílias retiradas do local. No momento os moradores solicitam que o viaduto siga na Avenida Teixeira Mendes, conforme sempre foi divulgado, e não entre na Rua Herman Lundgren, uma via pequena, de casas residenciais, e sem estrutura para receber os diversos tipos de transportes. A pressa faz não terem ouvidos a nossas reivindicações e ainda são ignorantes conosco. Meu esposo em um ato de desespero cruzou o carro no meio da rua, mas foi ameaçado pela Guarda de reboque. Tivemos que tirar”. Valdete ressaltou que os moradores entraram com uma reclamação no Ministério Público, mas ainda aguardam resposta.

Michel Pereira é carreteiro, alerta que será inviável uma carreta ou veículo pesado fazer a curva que estão criando “Não teve um engenheiro de tráfego aqui. Não há sinalização, as casas estão rachando com a trepidação e quando vier uma chuva vai encher tudo (algo que nunca aconteceu) porque a água vai descer e não vai ter para onde escoar. Estão fazendo tudo correndo! Sem manilhas e galeria. É uma tragédia anunciada!”. Michel lembra que não há problema nenhum com a obra, “vai ajudar muito, mas é impossível não se indignar vendo uma descida que pode ocasionar graves acidentes”. A pressa da prefeitura em aumentar a curva do viaduto chegou a família da bióloga Miriam Silva. Ela mora na esquina da rua Herman Lundgren e seu pedaço de muro era essencial para aumentar a curva. Foi ofertado uma indenização de R$ 1.600,00, mas ela recusou.

Os moradores temem com a curva do viaduto na rua Herman Lundgren que as mortes deixem de acontecer na linha férrea e ganhe novo endereço. Ainda reclamam que a obra está na responsabilidade do sexto engenheiro e querem que a prefeitura cumpra o projeto inicial: colocar a saída do viaduto na rua do CIEP Carlos Chagas, justamente por ser grande, sem residências e ter condições de suportar o fluxo diário de veículos.

Do outro lado da linha férrea, ainda existe a preocupação dos moradores e comerciantes de como ficará o já engarrafado centro do Gramacho. É por lá que todo fluxo dos veículos que precisarem ir sentido Lote XV terão que retornar.




Via Diário do Rio.

COMENTÁRIOS

Nome

15º BPM,86,59ª DP,16,62ª DP,8,Acadêmicos do Grande Rio,7,Ação Social,19,Acidente,17,Acontecimentos,17,Adoção,5,Agressão,12,Agricultura,1,Água,2,Alagamento,2,Alerj,1,Alimentação,8,América Latina,1,Animal,6,Aposentados,3,Apreensão,12,Arco Metropolitano,2,Arma,6,Arrastão,2,Arte,3,Artista,4,Assalto,16,Assistência Social,11,Atentado,2,Atriz,2,Auxilio Emergencial,2,BAC,1,Baixada Fluminense,546,banco,1,Bebê,1,Belford Roxo,5,Bolsa Família,4,Bolsonaro,3,Brasil,4,Câmara de Vereadores,6,Campos Elíseos,7,Carnaval,7,Carteira de Identidade,1,Caxias Shopping,51,CEDAE,3,Cemitério,7,Chuva,9,Cidadania,12,Colégio Militar,1,Coleta de Lixo,2,Combustível,2,Comércio,10,Concurso,2,Conselho Tutelar,6,Consumidor,1,Coronavirus,17,Coronavírus,83,Corpo de Bombeiros,13,Corrupção,2,Covid19,5,Cras,2,Crime,7,Crime ambiental,1,Cultura,20,Curso,5,Dança,2,DEAM,6,Defesa Civil,16,demissão,1,Denúncia,7,Depressão,1,Desaparecido,4,Detran,1,DHBF,59,Disque-Denúncia,1,Duque de Caxias,1157,Economia,18,Educação,79,Eleição,2,eleições,3,emprego,6,Empresa,1,ENEL,1,Escola,8,Esporte,5,Estágio,1,Estupro,12,Evento,23,ex-prefeito,1,Exército,1,Faetec,1,Feira de Adoção,2,Feira Livre,1,Feminicídio,9,Feriado,2,Fernandinho Beira-Mar,1,Festa,5,Festa de Santo Antônio,2,FGTS,1,Firjan,3,Fiscalização,14,Foragido,4,FUNDEC,11,Futebol,1,GAT,1,Gramacho,2,Grande Rio,3,Gratuito,1,Guarda Municipal,1,Habitação,1,Homicídio,84,Horário de Verão,1,Hospital,30,Hospital do Olho,3,Igreja,3,iluminação,1,Inauguração,6,Incêndio,10,Intolerância Religiosa,1,Jardim Gramacho,1,Justiça,17,Latrocínio,1,Lazer,40,LGBT,2,Light,5,Linha Vermelha,3,Lixão,2,Ludmila,1,Luz,2,Mãe,3,Magé,1,Maternidade,1,Meio Ambiente,12,Milícia,15,Minha Casa Minha Vida,1,Ministério Público,1,Morte,4,Morto,22,Mortos,12,MPF,1,MPRJ,4,Mulher,13,Música,10,Mutirão,2,Natal,2,Nova Iguaçu,6,obras,46,ônibus,5,ONU,1,Operação,12,Outubro Rosa,1,Palestra,1,Petrobras,1,Pirataria,2,PMERJ,4,Policia,6,Polícia,452,Polícia Civil,120,Política,19,Poluição,2,Prefeito Washington Reis,22,prefeitura,35,Presidente Jair Bolsonaro,2,PRF,16,Prisão,175,Procon,2,Produto Roubado,1,PROERD,1,protesto,1,Racismo,3,Receptação,5,Reduc,2,Restaurante popular,1,Rio de Janeiro,6,roubo,42,Roubo de Carga,12,Salário,5,salários,4,Saneamento,12,São João de Meriti,2,Saúde,179,SEBRAE,1,Segurança,13,Segurança Presente,3,SENAI,1,Sequestro,11,Sérgio Moro,1,Serviços Públicos,2,servidores,5,SESC,1,SESI,3,SESI Caxias,2,Show,9,Sósia,1,Suicídio,1,SuperVia,7,Teatro,5,Teatro Raul Cortez,2,Tentativa de Assalto,2,Tentativa de Homicídio,1,Tiroteio,7,TJRJ,1,trabalho,4,Tráfico de Drogas,58,Trânsito,6,Transpetro,5,transporte,7,Trem,2,UERJ,2,UFRj,2,Unigranrio,3,UPA,1,Vacinação,15,Violência Doméstica,6,Vistoria,1,Wilson Witzel,2,Zito,1,
ltr
item
Notícias de Duque de Caxias: Obra de viaduto causa transtorno em moradores da região em Duque de Caxias
Obra de viaduto causa transtorno em moradores da região em Duque de Caxias
https://1.bp.blogspot.com/-UxFEXnfZ4yI/XvtMhakSpeI/AAAAAAAADW8/eAkJ4BAivm8FvDvf824jKPQgfG2DmhmRQCLcBGAsYHQ/s640/Obra-de-viaduto-causa-transtorno-em-moradores-da-regi%25C3%25A3o-em-Duque-de-Caxias.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-UxFEXnfZ4yI/XvtMhakSpeI/AAAAAAAADW8/eAkJ4BAivm8FvDvf824jKPQgfG2DmhmRQCLcBGAsYHQ/s72-c/Obra-de-viaduto-causa-transtorno-em-moradores-da-regi%25C3%25A3o-em-Duque-de-Caxias.jpg
Notícias de Duque de Caxias
https://www.noticiasdeduquedecaxias.com/2020/06/obra-viaduto-causa-transtorno--moradores-regiao-duque-caxias.html
https://www.noticiasdeduquedecaxias.com/
https://www.noticiasdeduquedecaxias.com/
https://www.noticiasdeduquedecaxias.com/2020/06/obra-viaduto-causa-transtorno--moradores-regiao-duque-caxias.html
true
6588057480278766025
UTF-8
Carregando Postagens Não foi encontrado nenhum post VER MAIS Leia Mais Resposta Cancelar Resposta Excluir Por Início PÁGINAS POSTAGENS Ver Mais RECOMENDADO PARA VOCÊ ETIQUETA ARQUIVO SEARCH MAIS POSTAGENS Não foi encontrado qualquer postagem correspondente com o seu pedido Voltar ao Início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para o clipboard Não consegue copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C em Mac) para copiar Tabela de Conteúdo