Para alguns alunos da Escola Municipal Maria Anger, em Campos Elíseos, Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, o ano letivo ainda não começou. A falta de professores na unidade da rede pública está reduzindo o tempo de aula das crianças. — Ele não teve aula esta semana inteira. alunos ficam em casa
Em Duque de Caxias, alunos ficam em casa por falta de professores; até inspetora vai para sala de aula
DUQUE DE CAXIAS - Para alguns alunos da Escola Municipal Maria Anger, em Campos Elíseos, Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, o ano letivo ainda não começou. A falta de professores na unidade da rede pública está reduzindo o tempo de aula das crianças.
— Ele não teve aula esta semana inteira. Na semana passada, teve só em alguns dias. Na hora da saída, mandam a gente ligar para saber se vai ter aula no dia seguinte — conta o pedreiro Cosme da Silva, de 52 anos, avô do estudante do 4º ano Emanuel Alves Nogueira, de 9.
Pais e professores contam que turmas dos 2º, 3º e 4º anos do turno da tarde estão estudando em meio período, e, em alguns dias, não têm qualquer aula. Ao todo, há uma carência de três professores na escola. Há estudantes que entram às 13h e saem às 15h, ou que entram às 15h e saem às 17h.
Até a inspetora e o diretor da unidade atuaram em sala de aula, devido à falta de profissionais de Educação. Segundo professores da unidade, alunos do 4º ano ficaram sem aula semana passada porque foi o período de entrega de censo escolar. Como o diretor estava envolvido com a entrega do censo, contaram, precisou se ausentar de sala de aula e, consequentemente, as turmas ficaram sem atividade.
Devido à quantidade de dias sem aula, o construtor Rafael Rocha Silva, de 36 anos, conta que tentou tirar o filho da escola e transferi-lo para outra unidade da rede pública de ensino.
— Se ele tem um colégio, a educação é direito dele e está na lei, tem que cumprir o horário escolar. Está tudo errado — criticou Rafael, pai de Luan Matheus Rocha, de 9 anos e aluno do 4º ano, revoltado com a precária situação da rede pública.
Outra reclamação de Rafael e de muitos pais de alunos é a demora na entrega do uniforme. Quando tem aula, por exemplo, Luan vai à escola de chinelo.
— Entregaram o uniforme só no fim do ano passado mesmo, mas não veio tênis nem meia para as crianças. Este ano, eles não entregaram nada ainda — acrescentou Rafael.
De acordo com o Sindicato Estadual da Educação do Rio de Janeiro (Sepe) — Núcleo Duque de Caxias, deixar que as crianças estudem apenas duas horas por dia é uma estratégia da Secretaria de Educação para que não seja necessário fazer a reposição de aulas para as crianças.
— Quando as crianças ficam duas horas na escola, conta como um dia letivo. Por isso, geralmente, estas outras aulas não são repostas — explicou Marcos Luis Oliveira, da direção do Sepe do município.
Falando em reposição de aulas, os 49 dias de ano letivo de 2018 ainda não foram repostos pela Secretaria municipal de Educação.
Em nota, a Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Educação, informou que serão feitas em todas as escolas da rede municipal de ensino um levantamento a fim de suprir a carência de professores. Ainda segundo a administração municipal, como uma das soluções, os docentes serão convidados para fazerem jornada dupla, com o objetivo de atender a demanda.
Sobre a reposição das aulas, a Secretaria municipal de Educação disse que as mesmas “serão repostas através de planos pedagógicos específicos para cada ano de escolaridade das três turmas da Escola Municipal Maria Anger Dias Guarino. O diretor poderá atuar como professor regente e o inspetor, auxiliar a dar os conteúdos programáticos direcionados pela Equipe Pedagógica da Unidade Educacional, através de planos de aula’’.
Em relação aos dias de greve de 2018, afirmou que “serão repostos através de aulas. Desta forma, os alunos não terão as férias comprometidas. Já os uniformes serão entregues aos alunos que entraram em 2019 até o fim de abril e os tênis já estão em fase final do processo de licitação.
Via Extra
alunos ficam em casa
alunos ficam em casa
alunos ficam em casa
alunos ficam em casa
alunos ficam em casa
alunos ficam em casa
COMENTÁRIOS